Não seria um exagero dizer que a paixão nacional unânime entre os brasileiros é o café!
Essa bebida tão especial, que dada a sua importância já foi chamada de Ouro Negro, é a segunda bebida mais consumida no mundo e faz parte da identidade gastronômica de muitas sociedades.
Hoje, abrindo uma exceção muito especial, vamos deixar os vinhos um pouco de lado e falar sobre o café.
Sommelier de Café
Poucas sensações são tão reconfortantes quanto saborear uma boa xícara de café. E esta sensação fica ainda mais potencializada quando conduzida pelas mãos de um especialista.
O sommelier de café, assim como acontece com os vinhos, é o profissional que possui conhecimentos aprofundados sobre todo o processo produtivo do café, que vai desde o grão até a xícara.
Esta profissão surgiu há décadas na Itália, juntamente com a máquina de café expresso, que foi criada na França e aprimorada pelos italianos.
No Brasil, esta especialização só ganhou força nos últimos anos graças ao público que passou a exigir mais da bebida.
Em busca do melhor conteúdo e de relatos de profissionais, a partir de agora, nós teremos um espaço especialmente para parceiros escreverem no blog.
E, para nos contar tudo sobre este assunto, chamamos Nina Rodrigues, uma expert em café e ela vai contar mais sobre essa profissão incrível aqui!
O que é um sommelier de café?
Nina Rodrigues: É o profissional especialista em cafés que tem conhecimento sobre todos os processos da cadeia, verificando a excelência do grão e acompanhando a qualidade do café, em suas várias formas de preparo.
O que faz um sommelier de café?
Nina Rodrigues: Esse profissional precisa conhecer profundamente sobre a origem dos grãos, países e regiões produtoras de café, processo e qualidade da torra e o quanto isso influencia na qualidade sensorial do café, entender sobre os métodos de preparo da bebida, do expresso ao café turco.
Além disso, é preciso conhecer profundamente sobre perfis aromáticos e de sabor, provar cafés e identificar seus pontos de melhoria e suas qualidades, encontrando assim, oportunidades no mercado do setor de bebidas, criando harmonizações e sugerindo acompanhamentos ideais para valorizar o que cada café tem de melhor para oferecer.
Como é a formação de um sommelier de café?
Nina Rodrigues: Para que se torne um profissional completo, são várias horas dedicadas ao estudo e a cursos de aperfeiçoamento, como barista certificado pela SCAA e o Q Grader, certificações internacionais que exigem alto conhecimento da bebida.
Como é o dia a dia neste trabalho?
Nina Rodrigues: O dia a dia de trabalho de um especialista em café é muito intenso!
Prova-se vários cafés para atestar sua qualidade sensorial e sua viabilidade mercadológica. Estuda-se novas tendências de preparação de café, como o café está sendo apresentado globalmente, quais os maiores mercados consumidores e quais as inovações tecnológicas que são criadas para aumentar a performance da indústria cafeeira, fazendo com que a demanda por cafés especiais seja atendida com alta qualidade!
É preciso entender da área de restaurantes e bares, pois o café está inserido nesses dois universos e devem ser servidos com toda a atenção que a bebida merece.
Conheça a incrível Nina Rodrigues
Nina Rodrigues atua no mercado de cafés há 15 anos, iniciando sua carreira junto com o surgimento da onda dos cafés especiais nas cafeterias de São Paulo. Trabalhou no extinto Café Med, local em que surgiu a ideia de unir duas de suas paixões: café e coquetelaria.
Especializou-se em criação de drinks com café, tornando-se anos depois, mixologista da Nespresso no Brasil, tendo a oportunidade de criar drinks exclusivos para eventos e lançamentos de cafés da marca.
Desde 2016, trabalha em sua própria empresa e já assessorou diversas marcas como Nescafé Dolce Gusto, Grupo Três e Orfeu Cafés Especiais.
Atualmente é Consultora de Negócios Gastronômicos e, entre seus vários serviços, está o treinamento aprofundado sobre Café e suas origens.
O foco de seu trabalho está na criação de experiências memoráveis para os clientes com um serviço eficiente e também, na capacitação dos profissionais para a correta extração do espresso em pontos de vendas não especializados em cafés como restaurantes e bares, ajudando a aumentar a qualidade das bebidas servidas nos estabelecimentos.
É apaixonada por treinamento e desenvolvimento de pessoas e ama estar à frente de projetos para montar novas equipes de profissionais para cafeterias e restaurantes, pois acredita que conhecimento é para ser compartilhado e desta forma é possível elevar a qualidade de nossos profissionais e do serviço de café em nosso país.
Você já conhecia o trabalho de uma sommelière de café? Comente aqui nos comentários.
コメント