top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

Champagne X Espumante: você sabe qual é a diferença?


Quem nunca se perguntou qual a diferença entre Champagne e Espumante?

Esta é uma dúvida muito comum e com certeza já passou pela sua cabeça, principalmente se você estiver entre os degustadores iniciantes.

Talvez, toda essa curiosidade se deve ao fato de que bebidas borbulhantes são simplesmente encantadoras. Com um sabor suave, tão leve quanto uma brisa de vento, proporcionam experiências únicas.

Super refrescantes, além de deixarem qualquer festa mais animada, seu brinde é o símbolo de triunfo!

Porém, para poder fazer as melhores escolhas e aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre vinhos, é muito importante compreender quais as diferenças entres estas bebidas.


Champagne ou Espumante?

Existem alguns fatores essenciais que diferenciam o champagne e o espumante. Porém, seja por simplificação ou falta de conhecimento, é muito comum chamarem de champagne qualquer vinho que faça espuma e tenha bolhinhas.

Vamos esclarecer quais são as diferenças Champagne e Espumante?


  • ESPUMANTE

O espumante é um tipo de vinho que passa por uma segunda fermentação, responsável por produzir a efervescência da bebida, as tão apreciadas borbulhas.

Esta segunda fermentação pode ser feita de duas maneiras: em tanques pressurizados (autoclaves), chamado de método Charmat, ou então, na própria garrafa, conhecido como método Champenoise, também chamado de Método Tradicional.

Cada uma destas fermentações apresenta funções específicas e, quando combinadas, produzem bebidas incríveis.

A primeira fermentação, a alcoólica, tem o objetivo de transformar o açúcar natural da uva em álcool e é padrão para todos os tipos de vinhos.

Já a segunda fermentação, é realizada com o intuito de gerar gaseificação e adquirir a efervescência. Impedindo que o gás carbônico escape, a bebida ganha a espuma e bolhinhas, tão apreciadas neste estilo de vinho.

Normalmente, o método que a bebida foi produzida pode ser encontrada nos rótulos, o que auxilia da escolha da bebida.





  • CHAMPAGNE

O champagne é o vinho espumante elaborado na famosa região francesa de Champagne, na França. Em 1927, Champagne ganhou o título de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée - em tradução: Denominação de Origem Controlada.

Isto é, apenas os vinhos feitos das uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, cultivadas dentro desta região delimitada e respeitando rigorosos métodos de produção, podem usar o nome champagne.

Caso o vinho seja produzido com as mesmas uvas e técnicas, porém, em outra região, terá de usar outro nome.

Além das particularidades geográficas e da origem, na região de Champagne, em respeito aos rigorosos métodos de produção, a segunda fermentação deve, obrigatoriamente, ser realizada em garrafa.

Por todas essas características, geralmente os champagnes são comercializados por preços mais altos do que os espumantes, o que induz muitos consumidores a considerá-los de qualidade superior.




Mas, qual dos dois é melhor?

Talvez a maior dúvida relativa ao Champagne e Espumante seja: qual das duas bebidas é melhor? E a resposta é: os dois!

Como dissemos, para a bebida ser chamada de champagne, é necessário que ela seja produzida pelo método Champenoise, além de estar na região delimitada de Champagne.



No entanto, espumantes podem apresentar a mesma qualidade, serem feitos com o mesmo processo e, ainda assim, não receberem a classificação de Champagne.

Assim como as outras categorias de vinhos, é muito importante não se deixar levar por clichês e estar aberto a experimentar todas as possibilidades.

Por isso, não se preocupe: espumantes de alta qualidade são elaborados em diversas partes do mundo e, muitos deles, são produzidos por vinícolas brasileiras com preços ótimos!

Importante, antes de comprar qualquer rótulo, é entender como a bebida foi produzida, para ter certeza de sua qualidade, e escolher aquela que mais agrada seu paladar.


Você já sabia da diferença entre Champagne e Espumante? Compartilhe aqui nos comentários!

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page