top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

Vinhos Portugueses: conheça a incrível Região do Douro


Quem já acompanha meu trabalho sabe que eu sou completamente apaixonada por Portugal e tudo o que aquela terra maravilhosa produz.

Poderia escrever artigos e mais artigos falando sobre todas as experiências incríveis que tive em terras lusitanas, e prometo que faria isso, mas hoje quero falar de uma das regiões mais especiais de Portugal: a Região do Douro e seus vinhos maravilhosos.


A Região do Douro

Quando falamos em vinhos portugueses automaticamente pensamos nos vinhos fortificados, como por exemplo, Vinho do Porto, não é mesmo?

De norte a sul, Portugal é um país que produz vinhos espetaculares, encorpados, suave, tinto, branco, com uma variedade de uvas impossível de descrever.

A Região do Douro é uma das áreas de vinícolas mais antigas e tradicionais da Europa. Com paisagens deslumbrantes e uma história muito rica, tem-se registro de que a região produza vinhos há pelo menos 2 mil anos.

Localizada no nordeste de Portugal, e próxima ao rio do Douro, a região possui o clima ideal para o cultivo de inúmeras variedades de uva. Por conta de sua geografia privilegiada, os vinhedos são protegidos dos fortes ventos.

Além disso, o Douro possui solos ricos em nutrientes. As uvas tintas recebem uma condição excelente de cultivo, já que o solo retém água, moderando a umidade e controlando o rendimento das castas.

Rodeada por cadeias de montanhas, a região portuguesa possui um clima rigoroso, o que significa ter verões bastante secos e quentes e invernos extremamente rígidos.

Essa é uma região que aposta na elaboração de vinhos mais encorpados e com maior potencial de envelhecimento.

Para levar você a uma viagem inesquecível pela Região do Douro, mesmo que seja por sua tela, escolhi apresentar três vinícolas que visitei para que você possa conhecer um pouco mais sobre os incríveis vinhos produzidos nesta região.



  • Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo​

Localizada em uma das regiões mais especiais de Portugal, nas covas do Douro, a vinícola fica em uma fazenda que abriga uma antiga casa senhorial oitocentista. Lá também funciona um charmoso hotel, com apenas onze quartos, em uma proposta charmosa e intimista. Com 120 hectares no total, sendo 85 com vinhas.


Os vinhos produzidos na vinícola são bastante conhecidos! Os tintos são feitos exclusivamente com as uvas cultivadas localmente e um terço da produção é voltada para o vinho do porto. ​

Para melhor explorar a região, aproveite para fazer um passeio de barco pelo Douro e não deixe de provar a tradicional e deliciosa gastronomia Portuguesa. Minha dica é o restaurante Conceitus, o primeiro winery restaurant que conta com uma adega com capacidade para 280 barricas e sala com vista panorâmica de tirar o fôlego.

No meu canal, Por aí com Gabi Bigarelli, você pode conferir uma conversa incrível, na beira do rio Douro, com Luisa Amorim, uma das maiores herdeiras de Portugal, que apresenta um dos projetos da família Amorim, a Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo.


Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

Telefone: +351 254 730 430


  • Alves de Sousa

É na linda região do Douro que a família Alves de Sousa desenvolve sua produção, seguindo uma tradição familiar que já dura gerações.

Domingos Alves de Sousa foi um dos responsáveis pela ascensão e reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos nesta região.

A produção de vinhos está no sangue de Domingos Alves de Sousa. Seu pai, Edmundo Alves de Sousa, e seu avô, Domingos Alves de Sousa, tinham já sido vitivinicultores do Douro.



Mas, a princípio, Domingos Alves de Sousa abraçou uma outra carreira, tendo se formado em Engenharia Civil. Porém, não resistiu ao chamado da terra e do sangue, e abandonou a sua carreira em 1987 para se dedicar ao cultivo dos vinhos que lhe foram passadas como herança.

Posteriormente, adquiriu outras terras e passou executar o trabalho modelar de emparcelamento e de reestruturação das vinhas.



Após algumas experimentações, selecionou as castas que se revelaram mais aptas a produzir os melhores vinhos. Com elas produziu, em meados de 1992, aquele que seria o seu primeiro vinho, o Quinta do Vale da Raposa branco 1991, que foi um grande sucesso.

Era o início de uma história recheada de sucessos.



Domingos Alves de Sousa foi um dos pioneiros do vinho tranquilo na região do Douro e um visionário, já que foco era o plantio de uvas para a elaboração do vinho do Porto, um vinho fortificado.

Em 2019, tive a honra de conversar com Domingos Alves de Souza em sua vinícola, durante minha passagem pela região. Na conversa, ele me conta um pouco mais da sua história e nos diz que está há mais de 20 anos no mercado brasileiro.


Alves de Sousa

Telefone: +351 914032552


  • Taylor's

Criada há mais de três séculos, em 1692, a Taylor’s é uma das mais antigas casas de comércio do vinho do Porto de toda Portugal. A vinícola se dedica exclusivamente à produção de vinho do Porto e, especialmente, aos seus melhores estilos.

A longa e ininterrupta tradição familiar da empresa permitiu aprimorar as habilidades e conhecimentos necessários para produzir os melhores Portos comercializados.



Sediada no Porto e na região do Douro, a empresa está envolvida em todas as fases da produção dos seus vinhos do Porto, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos lotes de vinhos.



O compromisso da família para o futuro do vinho do Porto é demonstrado na sua dedicação com de atingir os mais altos padrões na produção.

A empresa tem todo seu empenho e determinação focados em preservar o ambiente único da região do Douro através da promoção de uma viticultura sustentável e responsável.


No meu vídeo, O melhor remédio é vinho do Porto, compartilho um pouco da incrível visita que fiz à Taylor’s. Uma história de mais de 300 anos, que me emocionou! Não deixe de conferir.


A Região do Douro, Património da Humanidade pela UNESCO, é um dos destinos mais incríveis de Portugal. A região oferece paisagens de excepcional beleza que ganham ainda mais quando acompanhado por prestigiosos vinhos.

Se estiver com passagem marcada para Portugal, não deixe de conhecer a região do Douro.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page