top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

A união entre tradição e qualidade: conheça três vinhedos da Itália


O amor pela Itália definiu minha vida e minha carreira. Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por este país.

A Itália tem um legado na produção de vinho. Ouso dizer que poucos países são tão tradicionais na vinicultura quanto este.

É possível encontrar uma variedade de uvas e vinhos maior do que em qualquer outro país! Em cada região, você descobre grandes marcas com diferentes propostas.

Não à toa, a Itália é um dos maiores produtores de vinhos do mundo! Os amantes da bebida sabem o prazer que é degustar uma bela taça de um vinho italiano.

O país conta com uma enorme diversidade de rótulos, algo em torno de 18 mil nomes, produzidos por grandes e pequenas vinícolas, além de ser também o maior exportador mundial.


História do Vinho na Itália

A relação entre o vinho e a Itália é longa e toda essa tradição vem sendo construída por milênios.

Há resquícios de sementes de uvas e sedimentos de vinhos encontrados em sítios arqueológicos datados de 1.200 a.C..

Porém, foram no Império Romano que o vinho passou a ter um grande valor, creditando a ela até mesmo o título de presente dos deuses – mais precisamente, deus Baco.

Depois disso, já no século XIX, em meio à Revolução Industrial, a vinicultura da Itália passou por uma grande transformação.

Foi neste período que o país passou a desenvolver novas técnicas, aperfeiçoando suas castas locais e firmando sua identidade e reputação como um dos melhores países produtores de vinho do planeta.


Vinícolas únicas e cheias de autenticidade

Eu poderia passar horas e horas falando sobre vinícolas incríveis que já conheci pela Itália. Mas, hoje, escolhi falar sobre três vinícolas muito especiais, de regiões diferentes: Martellozzo, Pio Cesare e Caprilli.


  • Piera Martellozzo

A vinícola Martellozzo nasceu em 1899, em Camposapiero, fundado pelos ancestrais de Piera Martellozzo, que atualmente ocupa a liderança da vinícola.

Após anos de dedicação à bebida de toda a família, atualmente é Piera que leva adiante os ensinamentos que recebeu em Friuli, no nordeste da Itália. A marca tem o conceito de produção de vinhos finos, respeitando as características da região.



Hoje, seus vinhos podem ser comparados com os melhores vinhos do mundo. São vinhos atraentes, sofisticados, refinados, estimulantes e únicos. Reconhecido por todos os entusiastas do bom vinho por sua tipicidade.



A equipe de enólogos da vinícola garante que todos os vinhos se caracterizem por sua importante origem, isto é, a junção de clima, solo e técnicas tradicionais, criando-se vinhos que oferecem frescor e suavidade.


  • Pio Cesare

Localizada nas colinas de Barolo e Barbaresco, a Vinícola Pio Cesare foi fundada em 1881, por Pio Cesar.

Nesta época, Cesare atuava como empresários e começou a produzir vinho para família e amigos.



Os anos foram passando a marca se desenvolveu. A união entre a paixão pelo vinho e o cuidado constante com a qualidade e estilo fez com que seus rótulos ganhassem muita notoriedade.

Hoje, a Pio Cesare conta 70 hectares de vinhedos próprios em Barolo e Barbaresco, e produz exclusivamente com uvas próprias.

Isso significa que todos os seus vinhos nunca são feitos de outras uvas, compradas de outros produtores, por exemplo.



Vinícola dona de Barolos excepcionais, seus vinhos são de alta qualidade, cheios de personalidade. Vale a pena provar! Aqui no Brasil, os vinhos Pio Cesare podem ser encontrados na importadora Decanter.

Em 2021, Pio Boffa, a quarta geração da família a comandar a produção de vinho, faleceu em 2021. Uma perda muito triste e totalmente irreparável para o mundo dos vinhos.

Você pode conferir o vídeo que fizemos na Vinícola Pio Cesare clicando aqui.


  • Caprilli

Montalcino é conhecida por abrigar de uma série vinícolas incríveis, e a Vinícola Caprilli não é diferente!

A marca é conhecida por ser muito tradicional na região, internacionalmente reconhecida. Os vinhos, queijos e azeites se destacam entre as especialidades da Caprilli, por sua altíssima qualidade.



A vinícola oferece passeios guiados, que proporcionam uma ótima experiência, regada a muito conhecimento sobre o assunto.



Para os amantes da bebida, a sugestão é que não percam a chance de fazer uma deliciosa e autêntica degustação. Afinal, nada melhor do que a oportunidade de apreciar um bom vinho, não é?!

Os vinhos Caprilli também podem ser encontrados na importadora Decanter.


A Itália é um país encantador e a qualidade de seus vinhos apenas refletem o amor que este povo tem pelas uvas e suas possibilidades.

Agora eu quero saber de você: qual seu vinho italiano preferido?

Ah! E se você quiser saber mais sobre vinhos e viagens, acompanhe meu canal no Youtube: Por aí com Gabi! Espero você lá!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page