top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

Viajando pelo Chile: conheça 5 vinícolas que visitei



Que tal visitar as vinícolas chilenas e celebrar os mais incríveis vinhos do país?

Quem já é “freguês” assíduo aqui do blog sabe bem que o Chile está sempre entre meus países favoritos.

São muitas as razões que fazem do Chile um país único e encantador. Somente para conhecer as belezas naturais do país já seria motivo mais do que suficiente para uma visita.

Agora, viajar para o Chile e não conhecer sua infinidade de vinícolas é quase um crime!

O país possui limites naturais que proporcionam ótimas condições para a viticultura. Nos últimos tempos, o Chile vem se consagrando como um dos melhores produtores de vinho do mundo, ocupando a quarta posição mundial.

As técnicas utilizadas, junto com o solo e clima propícios, deram vida a vinhos frutados, de sabor marcante. O resultado foi que os vinhos chilenos conquistaram o paladar de muitos dando, assim, origem a um novo segmento para o turismo do país: o turismo do vinho.

Neste artigo, vou compartilhar com vocês as cinco vinícolas por onde passei durante minha estadia no Chile.

Com uma bela taça de vinho chileno, descubra cenários dos sonhos e encante-se com as paisagens das plantações nos vales do Chile.

Ótima leitura.


  • Miguel Torres

Localizada no Vale do Curicó, a 85 quilômetros do oceano e 45 da Cordilheira dos Andes, a vinícola tem hoje cerca de 350 hectares de vinhedos plantados em oito locais com características climáticas bem diferentes umas das outras.



A Miguel Torres, que já está em sua quinta geração da família a comandar a vinícola, aposta na inovação e foi pioneira no país ao incorporar à produção do vinho chileno os tanques de aço inoxidável.



Atualmente, os proprietários da vinícola prezam pela viticultura orgânica e sustentável.


Miguel Torres


  • De Martino

Localizada na Isla de Maipo, a 60km da capital Santiago, a vinícola é dona do primeiro Carmenére produzido no Chile, em 1995. Com seu solo pedregoso e clima costeiro, os vinhos desta região acabam tendo características muito particulares, por conta da influência do terreno.


Na vinícola De Martino, são produzidas 1.7000.000 de garrafas por ano, sendo boa parte exportada para EUA, Canadá, Japão e Brasil. A agricultura tem base orgânica e seus vinhos são exclusivamente fermentados com leveduras nativas, preservando a personalidade do vinho.




De Martino


  • Valle del Elqui

Um céu lindamente estrelado. Vinhos com uma personalidade única. Uma energia inexplicavelmente forte.

Todos esses atributos se referem a um único lugar: o Valle do Elqui!



Tudo é diferenciado no Viñedo de Alcohuaz, um dos principais projetos de viticultura que já vi. E quem está por trás dessa deslumbrante empreitada é o renomado Marcelo Retamal, que está entre os 15 melhores enólogos do mundo, segundo a revista Decanter.


Viñedo de Alcohuaz


  • Gandolini

A Gandolini é um projeto único que saiu das mãos de um grande especialista em vinificação: Stefano Gandolini. A vinícola, que leva o nome da sua família, é responsável por um Cabernet super premiado, um dos grandes vinhos do mundo.


Existem cinco principais terroirs no mundo para produzir Cabernet Sauvignon e Gandoline está exatamente em um deles. A vinícola é localizada no Vale do Maipo, ao sul de Santiago.

Cabernet Sauvignon é um destaque no Chile e transformou o país em um dos mais reconhecidos no mundo quando o assunto é vinho.


Gandolini


  • Viña Perez Cruz

A Vinã Perez Cruz concentra em sua propriedade todos os atributos que fazem do Chile um dos países mais respeitados quando o assunto é a produção de vinhos: qualidade, inovação respeito e amor às uvas.


Em uma definição muito inspirada, a Perez Cruz é especialista em vinhos tintos produzidos com todos os detalhes que refletem os valores e a identidade de Maipo Alto.




Vinã Perez Cruz


Se você, assim como eu, é apaixonado por belas paisagens e grandes vinhos, o Chile é uma viagem obrigatória! Certamente você também vai se apaixonar.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page