Quem é um bom apreciador de vinhos, com toda certeza deve ter ouvido falar sobre Brandy!
Com rótulos marcantes e garrafas que são um arraso, os brandys costumam fazer muito sucesso entre os amantes do vinho!
Mas, você sabe exatamente o que é essa bebida?
Brandy é uma bebida alcoólica destilada, feita principalmente a partir de uva, mas podendo ser encontrado em versões com outras frutas. Normalmente, utiliza-se as uvas brancas para a produção, que não contém os taninos das uvas vermelhas.
Uma bebida que pode ser considerada como digestiva e usualmente é degustada após as refeições, o que chamamos de after-dinner.
Por seu alto teor alcoólico, cerca de 40%, é o acompanhamento ideal para estes dias mais frios.
Ficou interessado em saber mais sobre essa charmosa bebida? Então, ótima leitura!
A produção do Brandy
Diferente do que acontece com os vinhos, os diferentes tipos de brandys não se caracterizam por uma região demarcada, mas sim na forma do preparo e na matéria base de elaboração da bebida.
A produção desta bebida poder resumida em três etapas distintas:
Fermentação;
Destilação;
Maturação.
A primeira etapa, refere-se à produção de vinho. Logo, é necessário destiná-lo para a destilação, avançando para a etapa seguinte. Depois, o destilado é conduzido para a maturação, processo em que ele ganha grande complexidade de sabores.
A maturação do Brandy
O processo de maturação é de extrema importância para a produção do Brandy. É possível obter diferentes resultados dependendo de como é feito este processo e quais os materiais utilizados.
As marcas produtoras gostam de ressaltar que seus produtos são maturados em barris de carvalho, já que este é um material nobre, responsável pelos aromas, sabores, arredondamento, equilíbrio e complexidade que darão personalidade, elegância e sofisticação ao Brandy.
O processo de maturação da bebida é demorado e quanto mais longos os anos, mais a bebida “ganha” importância. Para apresentar sua idade, a indústria pode também utilizar certas denominações, classificações que consistem em uma série de siglas, que representam faixas de idade:
VS - Very Special: no mínimo 2 anos de maturação;
VSOP - Very Superior Old Pale: no mínimo 4 anos de maturação;
XO - Extra Old: no mínimo 6 anos de maturação.
Algumas denominações e siglas podem mudar conforme a marca, mas no geral, são estas as utilizadas.
A finalização do processo
Após todos os anos de cuidados, chega a hora de concluir o processo de produção do Brandy. Neste momento, a bebida retirada do barril recebe os últimos detalhes para partir para o engarrafamento.
Com isso é possível criar blends com a bebida, em que são misturados Brandys de diferentes origens para criar sabores muito elaborados. Outra particularidade é ser comum a adição de água com o objetivo de diminuir o teor alcoólico.
Outra coisa bacana de se observar são as garrafas escolhidas para a bebida, que citei no início do artigo. Geralmente são imponentes e com diferentes formatos, algumas bem criativas.
Não sei se já contei para vocês, mas eu sou uma grande fã de garrafas diferentes! É óbvio que o principal é sempre o conteúdo, mas uma garrafa diferenciada sempre desperta uma vontade extra.
O Brandy é uma bebida deliciosa e que vale muito a pena ser degustada em todas as suas nuances.
E você, gosta de um bom Brandy? Se ainda tiver alguma dúvida, escreve aqui nos comentários!
Comentarios