• Gabi Bigarelli

6 livros para entender mais sobre vinho


Quanto conhecimento cabem nas páginas de um livro? Aprimorar nosso saber sobre qualquer assunto é sempre importante. Quando se trata de vinhos, então, a gente adora!

Um bom livro sobre vinhos é como degustar uma taça de um belo rótulo: desperta nossos sentidos para novas percepções!

Engana-se quem acha que o único caminho para apreciar os vinhos é pela bebida. Mergulhar nos saberes que esta bebida milenar tem é uma experiência única!

Por isso, neste artigo, quero recomendar 6 títulos muito especiais sobre vinhos, que podem te ajudar a entender mais sobre a bebida, seja você iniciante ou já expert no assunto.


Então, pegue uma bela taça de vinho, sente-se confortavelmente e prepare-se para uma incrível imersão neste assunto!

Ótima leitura!


1) Os Segredos do Vinho Para Iniciantes e Iniciados

Autor: José Osvaldo Albano do Amarante​



Este livro, lançado em 2005, rapidamente se tornou a principal referência para quem quer aprender sobre o mundo do vinho no Brasil.

É extremamente didático e, como o próprio subtítulo já diz, ideal para quem está começando a aprender sobre o universo do vinho.

Mas, para aqueles que já começaram seus estudos, o livro traz informações muito interessantes e isso é possível já que traz uma linguagem direta e bem detalhada. ​

Nesta leitura, é possível entender desde o início da produção - começando pelos vinhedos, passando por todas as etapas do processo de vinificação e enológicos - até as dicas sobre como escolher na hora de comprar, servir e armazenar.


2) O Guia Completo do Vinho: Como escolher sempre o vinho certo

Autora: Katherine Cole​


Este é um guia inovador que busca acabar com os mitos que envolvem o vinho. O livro mostra como pode ser simples a escolha certa da bebida, em qualquer ocasião. ​

Ele traz a indicação de mais de 600 vinhos, dicas sobre a hora da compra, explicações para as dúvidas mais comuns e também respostas para as perguntas que, às vezes, as pessoas tem medo de fazer!

O layout do livro faz com que tudo fique mais simples de entender.


3) Vinho para Leigos

Autores: Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulligan​

Uma publicação bastante completa e muito descontraída. No livro, é abordado de tudo, desde as regiões viníferas estabelecidas e emergentes, até a harmonização com comida e coleção de vinhos.

A proposta é ajudar a entender os diversos estilos de vinhos e também a compreender as informações essenciais da bebida, como ler um rótulo, como selecionar, armazenar, abrir, servir e apreciar o vinho.

O livro é um excelente guia de como escolher o vinho que agrada seu paladar.


4) Vinho: O guia fundamental para apreciador moderno

Autor: Oz Clarke​

Este também é um livro muito completo. O autor traz dicas sobre safras e como reconhecer as mais importantes, avaliando preços, entendendo os rótulos e, assim, poder julgar a qualidade do vinho.

Os temas são muito bem organizados e fáceis de localizar quando bate aquela dúvida! A linguagem é clara e sem muitos rodeios, bem acessível para o público leigo.


5) Especialista de Vinhos em 24 Horas

Autora: Jancis Robinson​



Este é praticamente um livro de bolso. Escrito por uma das mais respeitadas críticas de vinhos do mundo, é uma excelente escolha para quem quer saber mais sobre vinhos e não tem muito tempo para se dedicar ao estudo.

O foco é na essência dos aspectos principais do vinho: tipos, variedades, regiões, a degustação e a harmonização com comida. Além de uma linguagem muito didática, tem uma leitura bem fluída.

Esse livro irá despertar a sua vontade de praticar uma série de exercícios práticos para confirmação da leitura, principalmente com os amigos, afinal, nada melhor do que degustar um bom vinho com boas companhias, né? ​

A edição brasileira inclui um posfácio do sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato, que conta a história do vinho no Brasil e aponta os melhores exemplares nacionais.


6) O guia essencial do vinho: Wine Folly

Autor: Madeline Puckette e Justin Hammack​

Wine Folly é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é vinho. Com gráficos incríveis, foco total no acesso à informação e soluções engenhosas para atrair novos apaixonados, o livro de Madeline Puckette e Justin Hammack espanou a poeira que cobria o assunto e abriu as portas para muitos iniciantes: aqueles que queriam conhecer melhor o mundo do vinho, mas se intimidavam com toda a pompa.

Com explicações claras e acessíveis, O guia essencial do vinho: Wine Folly reúne informações imprescindíveis sobre as uvas mais cultivadas do planeta, apresenta as características de cada uma — afinal, qual é a diferença entre Cabernet Sauvignon e Pinot Noir? —, ensina sobre harmonização com alimentos e até mesmo a degustar e a servir a bebida.

Tudo isso com um projeto gráfico inteligente e intuitivo que é um verdadeiro convite a uma taça.


Leve e divertido para os novatos e repleto de informações geográficas e históricas para os que já possuem algum conhecimento, este livro é, mais do que tudo, uma homenagem ao vinho e à cultura que o cerca.

O guia essencial do vinho: Wine Folly é tanto para iniciantes quanto iniciados. Com abordagem imparcial e prática, é indispensável, o guia dos vinhos do século XXI.


Então, para quem tem interesse em ficar por dentro ou aprofundar ainda mais os conhecimentos em vinho, aqui ficam algumas sugestões!

Nessa lista muito especial que fiz, você encontrará informações desde livros para iniciantes até os que encantariam experts.

Espero que seja um bom guia para sua exploração neste incrível universo.


E você, já leu algum livro sobre vinhos? Se tiver alguma dica que não citei aqui, me conta nos comentários!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo