top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

Aprenda a escolher o vinho de acordo com a uva

Atualizado: 8 de fev. de 2022


Entender e conhecer melhor as uvas, facilita muito na hora de escolher o vinho certo para o seu paladar! Não tem nada melhor do que abrirmos uma garrafa, seja em qualquer momento, e aquela vinho ser exatamente o que você esperava, né? Por isso, listei as dez uvas mais comuns que sempre encontramos para comprar. Entendendo como é o gosto e características de cada uma, ficará bem mais fácil na hora de escolher. 1- Cabernet Sauvignon Devido à sua alta qualidade, é considerada a rainha das uvas tintas. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, esta uva se adapta muito facilmente a novos solos e se espalhou por todos os continentes. Resultado: em praticamente todos os países produtores de vinhos haverá a variedade Cabernet Sauvignon. Sabor: lembra ameixa, amora, cereja madura e café (o fruto, não a bebida). Aroma: cassis, pimentão, frutas negras, cedros e especiarias. Seu vinho é: tinto, seco, denso, encorpado.

2- Pinot Noir Uma das minhas preferidas! É uma uva superdelicada, originária da França, que gera vinhos que ficam melhores com o passar dos anos. É a uva usada para fazer também a maioria dos espumantes. Sabor: lembra framboesa, morango, cereja. Aroma: framboesa, violeta e banana. Seu vinho é: frutado e delicado, com boa acidez.

3- Merlot Também originou-se na região de Bordeaux, na França, e se espalhou pelo mundo, mas é um pouco mais exigente para se adaptar a um solo diferente. No Brasil, a região que melhor acolheu esta uva foi a serra gaúcha, especialmente as cidades de menor altitude. Sabor: lembra amora, mirtilo e ameixa. Aroma: floral (lembra o cheirinho de rosas); quando amadurecido em carvalho, traz um toque de chocolate. Seu vinho é: tinto, seco, frutado, aveludado.

4- Malbec É original do sudoeste da França, em torno da cidade de Cahors, porém, o vinho dessa região nunca havia sido considerado importante, até a Argentina reviver essa vaeridade de uva. Hoje, o país produz 75% dos Malbecs do mundo, a maioria vem de Mendonza. Sabor: bastante frutado, lembra o sabor de frutas negras. Aroma: ameixa, mirtillo, baunilha, tabaco, cacau. Seu vinho é: tinto, seco, encorpado e com boa acidez. 5- Tannat Ela veio do sul da França, mas é a uva símbolo do Uruguai – não à toa, a maioria dos vinhos uruguaios é Tannat. Suas principais características são ser escura e rica em taninos – um mecanismo de defesa das plantas que dá a elas um certo amargor, especialmente quando estão mais verdes. Sabor: lembra cereja madura, frutas vermelhas. Aroma: achocolatado com notas de café. Seu vinho é: tinto, encorpado, amargo.

6- Chardonnay Esta é a rainha das uvas brancas. Sua origem é a Borgonha, na França, e ela também é uma uva bastante adaptável a novos solos – portanto, presente em muitos dos países que produzem vinhos. Sabor: lembra abacaxi, maçã verde, pera. Aroma: frutado, e quando amadurecido em carvalho, fica com cheiro de baunilha. Seu vinho é: branco, seco, frutado, amanteigado (macio), bem pouco ácido.

7- Gewürztraminer A região de onde vem esta uva explica rapidamente seu nome: a Alsácia, na França, quase na divisa com a Alemanha. Ela é bem delicada e seu cultivo é difícil. É uma uva considerada “picante”, o que também está em seu nome: Gewürz, em alemão, significa tempero. Sabor: lembra maçã verde, pera, lichia. Aroma: uma mistura de floral com especiarias (gengibre, principalmente) Seu vinho é: branco, entre o leve e o encorpado, um pouco ácido.

8- Sauvignon Blanc A região de Bordeaux, na França, é bem rica em variedades de uvas, esta também é de lá. Fizeram pesquisas de DNA e descobriram que a Sauvignon Blanc é “parente” da Cabernet Sauvignon, embora suas cores e seus sabores sejam bem diferentes. Sabor: lembra pomeno, laranja doce. Aroma: herbáceo, parecido com o de grama cortada. Seu vinho é: branco, seco, refrescante, boa acidez. 

9- Riesling Foi o primeiro tipo de uva nobre a ser usado em vinhos brancos no Brasil. Isso porque ela veio da Itália com os imigrantes que se estabeleceram na serra gaúcha no fim do século 19, e por lá eles já começaram suas plantações para dar continuidade ao trabalho que faziam em sua terra natal. É usada para vinhos e espumantes. Sabor: lembra limão, laranja, carambola Aroma: uma mistura de cítrico com frutas brancas Seu vinho é: branco, frutado, fresco, pouco ácido

10- Prosecco Vem da região do Veneto, na Itália, e é conhecida no mundo todo como sinônimo de uva para fazer espumante. Sabor: lembra limão, pomelo, maçã verde Aroma: maçã verde, melão, creme e pera. Seu vinho é: branco, leve, fresco, frutado e com ótima acidez. Agora que você já conhece um pouquinho das principais uvas, é só colocar em prática o teste para descobrir os seus sabores e aromas preferidos! Me conta, você já conhece bem alguma delas?

589 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page