top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

Vinhos de Portugal: o maior evento de vinhos portugueses do Brasil está de volta!


Depois de um hiato de dois anos, por conta da pandemia, o maior evento de vinhos portugueses está de volta ao presencial, maior e mais impactante do que nunca!

Com mais de 80 produtores participando e diversos especialistas, a 9ª edição do Vinhos de Portugal aconteceu no Rio de Janeiro, nos últimos dias 3 a 5 de junho no Jockey Club e, em São Paulo, ocorrerá neste final de semana, de 9 a 11 de junho no Shopping Cidade Jardim.



Nos três dias em cada cidade, o evento conta com sessões do Salão de Degustação, Provas especiais, Talkshows, Wine Bars, Lojas de Vinho, muita gastronomia e cultura. Tudo isso para marcar um ano que é muito especial: o Bicentenário da Independência do Brasil e os 100 anos da primeira travessia do Atlântico Sul.

Esta edição carioca trouxe ainda uma grande novidade: pela primeira vez, o festival de música EA Live esteve no Brasil com uma programação de peso: Diogo Nogueira, Tiago Nacarato e Fran e a dupla Anavitória.

Com todos esses atributos, é claro que jamais ficaria de fora. Neste ano, eu estou participando como a guia digital do Vinhos de Portugal.




2022: um ano de muitas comemorações

O ano de 2022 será um marco com muitas comemorações. Além de marcar a volta dos encontros presenciais, depois de dois anos de eventos virtuais, a 9ª edição do Vinhos de Portugal conta com duas efemérides muito especiais.

Como disse, 2022 é ano do Bicentenário da Independência do Brasil e isso pede um evento à altura da data. De volta ao Jockey Club, zona sul do Rio de Janeiro, o encontro ocupou o dobro do espaço que ocupou desde sua última edição no local, tornando-se a maior edição do Vinhos de Portugal na cidade.



Para tornar o evento ainda mais especial, pela primeira vez tivemos um festival de música: o EA Live. Afinal, tem coisa melhor que bons vinhos e boas músicas.

O EA Live é o festival da Fundação Eugénio Almeida, que tradicionalmente acontece em Lisboa e Évora, pela primeira vez estreia no Brasil. Eu, guia digital do evento, tive o privilégio de acompanhar tudo bem de pertinho.

Outra atração especial foi a área de convivência do Jockey com simuladores em 3D em que os visitantes puderam acompanhar a rota da primeira travessia do Atlântico Sul, feita pelos aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho, realizada em 1922, em comemoração aos 100 anos da independência do Brasil.


Experiências diferenciadas

A proposta principal do Vinhos Portugueses foi conseguir transformar o Jockey e o Cidade Jardim em um imenso Portugal!

Para as duas edições do evento, o visitante puderam desfrutar do Salão de Degustação, onde estiveram presentes mais de 600 rótulos de 81 produtores portugueses diferentes, além de ter a chance de conversar com os enólogos que fazem os vinhos.

Os participantes contaram com 16 provas guiadas por grandes críticos. Uma oportunidade de provar vinhos mais sofisticados, alguns deles que ainda nem chegaram no Brasil.

Completando a experiência, o evento teve Talk Shows muito especiais com personalidades brasileiras, críticos e produtores e enólogos portugueses. Foram bate-papos descontraídos e deliciosos.

No maior evento de vinhos portugueses do Brasil, os visitantes puderam embarcar em uma viagem pela diversidade de castas portuguesas, conhecendo rótulos de Lisboa, Dão, Porto e Douro, Alentejo, Tejo, Bairrada, Beira Interior, Vinhos Verdes e Península de Setúbal.


Em São Paulo, o evento será realizado na Casa Bossa – Shopping Cidade Jardim, localizado na Av. Magalhães de Castro, 12000 – Morumbi, São Paulo/SP, nos dias 9, 10 e 11 de junho. Para garantir sua presença, basta acessar o site clicando aqui.


A 9ª edição dos Vinhos de Portugal é uma realização de Público, O Globo e Valor Econômico, com a participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, com o apoio das Comissões Vitivinícolas do Alentejo, Dão, Península de Setúbal e Lisboa e do Festival EA Live, apoio institucional da Coordenação do Bicentenário Independência Brasil – Ministério dos Negócios Estrangeiros – Portugal, rádio oficial CBN e curadoria Out of Paper.


Confira todos os detalhes do evento no site - vinhosdeportugal2022.com.br.


Espero por você!


14 visualizações0 comentário
bottom of page