top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

Por aí com Gabi: Valle do Elqui



Um céu lindamente estrelado. Vinhos com uma personalidade única. Uma energia inexplicavelmente forte.

Todos esses atributos se referem a um único lugar: o Valle do Elqui!

Se você, assim como eu, é apaixonado pelo Chile e por vinhos, esta região é uma parada obrigatória! Certamente você também vai se apaixonar.

Apesar de uma beleza deslumbrante, o Valle do Elqui é uma região ainda bastante desconhecida. Ela está localizada ao norte do país, no limite do deserto do Atacama, cerca de 470km de Santiago.

Talvez a sua posição um pouco fora das principais rotas turísticas do país, explique o porquê do Valle do Elqui não ter caído no interesse dos turistas que vão ao Chile.

Mas tenha certeza: este é um lugar curioso e com características singulares.



O banho de luz das estrelas

Talvez a característica que mais se sobressai quando falamos do Valle do Elqui, seja seu céu tão inigualável.

Por esta razão, a região é conhecida mundialmente sobretudo por ser um dos melhores pontos de observação astronômica.

Mas nem só de estrelas se compõem os encantamentos do Valle do Elqui. Os amantes de vinho também vão achar em sua visita uma experiência diferenciada.

O cultivo de uvas já existia há séculos para produção de Pisco, uma bebida típica do país, mas só em 1990 foi iniciada a produção de vinhos no local.

Desde então, as charmosas vinícolas estão ganhando cada vez mais seu espaço!

Somado a isso, esportes de aventura, centros de meditação e spas completam as possibilidades que o Valle do Elqui tem a oferecer a seus visitantes.

É realmente o lugar ideal para quem quer se desligar do dia a dia e relaxar.


Terroir da região

Neste vale, rodeado por montanhas, o clima é desértico, quente e seco, o que torna a irrigação das vinhas indispensável para o cultivo.

Uma das grandes particularidades dessa região é que quase não chove. Para se ter uma ideia, chegam a contabilizar 300 dias por ano sem chuva.

Em compensação, o céu extremamente limpo e claro proporciona às vinhas, um extraordinário nível de exposição solar.



A latitude dos vinhedos também é um fator bastante importante. Em determinados locais, superam 2.000 metros acima do nível do mar!

Por isso, a variação térmica entre dia e noite, chega a um intervalo de 20°C e faz com que as uvas demorem mais a crescer e a amadurecer.

Dessa forma, o fruto tem o tempo necessário para desenvolver seus aromas, mas sem perder a acidez.


Vinhedo de Alcohuaz

Dentre tantas experiências extraordinárias que tive ao conhecer o Valle do Elqui, ver de perto o Vinhedo de Alcohuaz foi um dos pontos altos da minha estadia.

Tudo é diferenciado no Vinhedo de Alcohuaz, um dos principais projetos de viticultura que já vi. E quem está por trás dessa deslumbrante empreitada é o renomado Marcelo Retamal, que está entre os 15 melhores enólogos do mundo, segundo a revista Decanter.

O cultivo é feito somente de variedades mediterrâneas, Garnacha, Syrah, Cariñena, Touriga Nacional, Marsenne e Roussane. São 100% naturais, sem quase nenhuma intervenção humana nos vinhedos e na adega, as uvas são pisadas em lagares de pedra, como antigamente!

O amadurecimento é feito em ovos de concreto Namblot ou foudres de 2.500 litros de carvalho austríaco.

No total, são 18 hectares de vinhas, plantadas em 2005, este projeto é fielmente baseado nas características do terroir local.

Segundo Marcelo Retamal, seu vinho é um reflexo da paisagem e das pessoas locais, o Elqui é conhecido por ser um dos lugares mais limpos do mundo, então, é muito puro.

A parte energética do local, sem dúvidas tem sua contribuição para tudo isso!


O Vinhedo de Alcohuaz traz em seus rótulos uma história única que se traduz em autoral e cheio de personalidade.

Gostou deste conteúdo?


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page