top of page
  • Foto do escritorGabi Bigarelli

Mulheres no mundo do vinho: Piera Martellozzo


Reconhecidamente, o mercado dos vinhos sempre foi dominado pela presença masculina. Ocupando posições em todas as fases de produção, os homens sempre foram a grande maioria quando o assunto é relacionado aos vinhos.

Mas hoje, as mulheres estão cada vez mais ocupando cargos de destaques e colocando suas marcas em produtos cheios de personalidade.

O caminho nem sempre é fácil, já que para avançar, mulheres precisam enfrentar muito de preconceito. Porém, é ótimo presenciar como os negócios relacionados às bebidas alcoólicas evoluíram, não somente para os vinhos.

E há estudos científicos que provam a fundamental presença da mulher neste mercado. Em 2018, a revista Food Quality and Preference, importante publicação das ciências gastronômicas, comprovou que as mulheres possuem um paladar mais apurado e, portanto, são capazes de distinguir sabores que normalmente não são percebidos pelos homens.

Neste dia 8 de março, data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, não poderia deixar de falar sobre a importância da presença feminina no mundo dos vinhos.

Por isso, neste artigo, quero apresentar uma grande mulher que transforma o mercado do vinho com amor e dedicação: Piera Martellozzo.


Conheça a incrível história de Piera Martellozzo

A história de Piera Martellozzo e sua vinícola de misturam para criar uma harmonia de sabores, lutas e glórias.

Tive o prazer de conhecê-la há mais de 15 anos, durante minha passagem pela Itália. Extremamente influente no meio, Piera é proprietária de uma estupenda vinícola na região Friulli, que produz uma gama maravilhosa de espumantes, proseccos e vinhos tranquilos.

A vinícola nasceu ainda em 1899 e, nessa época, era seu bisavô quem cuidava dos negócios. Como uma tradição familiar, o negócio foi passado de geração a geração, mantendo uma linhagem masculina, até que chegou nas mãos de Piera.

Além de sua vinícola, a paixão pelo vinho é presente em toda família, uma herança que se intensificava a cada geração.

Em uma conversa deliciosa que tivemos, e que você pode conferir em meu canal do YouTube Por Aí com Gabi Bigarelli, Piera me confidenciou que nada a deixa mais feliz do que estar no comando da vinícola.

E muito do que o amor pelos vinhos, Piera trouxe aos negócios da família uma visão empreendedora e cheia de frescor para novas oportunidades.

Ela sempre acreditou que era capaz de crescer muito no mercado internacional, não somente com os vinhos do Vêneto, mas com novos rótulos.

Após uma extensa pesquisa na região de Friulli Venezia Giulia, abriu mais uma vinícola em que metade dos vinhos produzidos são vendidos nacionalmente e a outraé exportada, em especial o mercado asiático e Brasil.


Rótulos marcantes e cheios sutilezas

O ímpeto de realização de Piera a fez sair do convencional e trazer novas perspectivas ao mercado.

Os espumantes não são típicos da região de Friulli, mas Piera conseguiu tornar sua vinícola reconhecida principalmente por eles, além da uva Ribolla Gialla, usada para exaltar o método Charmat, como os espumantes são feitos.

Não posso deixar de mencionar também o vinho Composicione, feito com uma elegante união das uvas cabernet sauvignon e pignollo, não filtrado e premiado pela revista Decanter com 90 pontos.

Além de uma bebida única e cheia de sabor, sua apresentação é algo extraordinário: um rótulo lindíssimo, feito totalmente a mão e etiquetadas uma por uma.

Durante meu papo com Piera, lembrei de outros espumantes que também foram muito bem premiados e ela me respondeu algo que surpreendente: “Nossa quantidade de medalhas não são para contar, e sim para entender o quanto nós crescemos em qualidade!”.

Este é realmente o diferencial de um bom produtor, que se preocupa em oferecer a seus clientes uma bebida capaz de transformar em uma experiência única.


Neste dia, quero parabenizar a todas nós mulheres que com coragem, dedicação e amor ajudamos a transformar o mercado dos vinhos!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page