• Gabi Bigarelli

Vinho de Mesa x Vinho Fino: entenda a diferença


Já parou para pensar se a uva que você compra no mercado para consumir é a mesma usada para produzir seu vinho preferido?

Este é um questionamento interessante, não é mesmo? Bom, ele tem tudo a ver com o tema do artigo de hoje: vinhos de mesa e vinhos finos.

Muitos degustadores iniciantes fazem certa confusão com os termos vinhos finos e vinhos de mesa. De fato, para quem não tem muito familiaridade com tema pode ficar confuso e até ter uma percepção errada sobre estes dois tipos de bebidas.

Neste blog, quero falar um pouco sobre a diferença entre vinhos de mesa e vinhos finos, explicando quais as características de cada um, além de responder à pergunta que fiz acima!

Ótimo leitura!



Entendendo as diferenças

Antes de partirmos para as explicações, é importante fazer um pequeno esclarecimento. Os termos 'vinho finos' e 'vinho de mesa' são nomenclaturas oficiais e regulamentadas, o que significa que não podem ser usados de maneira displicente.

Existem regras bastante rígidas que determinam o que caracterizam cada um e usar os termos erroneamente pode acarretar em penalidades para os produtores.

Esclarecimento feito, seguimos para as explicações.

Diferença entre vinho fino e vinho de mesa vem a partir do tipo de uva que é usado para a produção das duas bebidas.

Embora ambas as bebidas utilizem uvas que pertencem o mesmo gênero, Vittis, elas apresentam características diferentes.


  • Vinhos Finos

Os vinhos finos são produzidos com uvas da espécie Vitis vinífera. Estas não são uvas não indicadas para o consumo in natura, ou seja, não é aquela que você compra nos supermercados. Estas são uvas menores, sem a doçura que normalmente apreciamos na fruta. Possuem uma casca grossa, rica em taninos e é este aspecto que faz toda a diferença para produção da bebida. Junto com os taninos, a casca da uva é responsável por trazer aromas para o vinho. Nessas uvas, a casca possui uma maior quantidade de substâncias aromáticas o que resulta em um vinho muito mais complexo, repleto de nuances no aroma e no sabor. Os vinhos finos apresentam uma experiência de degustação mais profunda, cheia de personalidade.

Tão complexo quanto seus sabores é sua produção. O cultivo das uvas Vitis vinífera exige maior cuidado, já que elas não se adaptam a qualquer terreno ou clima. Além disso, a produção desses vinhos possui um processo de elaboração mais rigoroso, seguindo normas e padrões de qualidade.


  • Vinhos de Mesa

Os vinhos de mesa são produzidos com uvas da espécie Vitis labrusca. Diferente das frutas usadas para os vinhos finos, este tipo geralmente é encontram em feiras e supermercados e é perfeito para ser consumida em in natura.

Com um alto teor de açúcar são deliciosas de serem saboreadas e muito indicadas para a produção de sucos.

Os vinhos produzidos a partir de uvas Vitis labrusca possuem características mais simples de aroma e sabor, que costuma ser intenso e doce.

Isso ocorre pelo fato da Vitis labrusca serem uvas com cascas mais finas, o que implica em terem poucas substâncias responsáveis por agregar complexidade. Outra característica dos vinhos de mesa é sua menor graduação alcoólica em relação aos vinhos finos.

O cultivo das uvas Vitis labrusca demanda menos cuidados, já que são plantas que se adaptam a diversos ambientes e climas.

Qual a melhor opção?

Acredito que muitos leitores devem chegar até aqui e pensar: ok, mas qual tipo é o melhor?

Assim como já expliquei em outros conteúdos sobre tipos de vinhos, a resposta é não tem um melhor, nem pior.

O prazer que há em se degustar um bom está beber aquilo que gosta! Os vinhos de mesa costumam agradar quem prefere vinhos mais doces, os vinhos finos têm boa aceitação de quem prefere sabores mais realçados.

O objetivo deste conteúdo é oferecer a você informações e orientação para que você possa sempre fazer as melhores escolhas. E se arriscar em novos sabores também.

Agora quero saber, você já sabia sobre as diferenças entre vinhos de mesa e vinhos finos? Deixe aqui nos comentários.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo