• Gabi Bigarelli

Por que os vinhos são tão caros no Brasil?

Se há uma pergunta que sempre me fazem em quase todos os meus trabalhos é esta: por que os vinhos são tão caros no Brasil? Bom, como qualquer outra pergunta complexa, essa também não tem uma resposta simples.



Para quem gosta de ter o vinho incluso no dia-a-dia, sabe que nem sempre os valores são tão convidativos.

E, se você é uma dessas pessoas, com certeza já deve ter se perguntado por qual razão alguns vinhos são tão caros aqui no Brasil.

O primeiro ponto para compreender quais os fatores que determinam o preço de um vinho é entender que existem inúmeras variáveis que compõem a precificação de um rótulo, como o tipo da uva, a região de fabricação, tributos, entre outros.

Neste artigo, quero falar um pouco sobre todos estes pontos que determinam o valor de uma garrafa e quais as justificativas para o preço tão elevado aqui no Brasil.


O que torna um vinho caro?

Uma das principais razões para altos preços dos vinhos no Brasil é a carga tributária a qual este produto está submetido.

Sobretudo para os rótulos importados, calcula-se que podem ultrapassar a incrível marcar de 70% sobre o preço final de cada garrafa comercializada. E em relação aos vinhos produzidos no Brasil, podemos chegar a marca dos 50% do seu valor final decorrente de tributos.



Para quem costuma viajar para outros países, sabe bem que comprar vinho fora é bastante vantajoso, já que os preços são muito mais acessíveis e a boa qualidade enchem nossos olhos.

A realidade no Brasil é bastante diferente, já encontramos o mesmo vinho com preços bastante elevados.


Quais os custos envolvidos na produção de um vinho?

Como disse anteriormente, diversos aspectos influenciam a definição do valor de uma garrafa de vinho.

Alguns destes aspectos podem ser responsáveis por elevar muito o preço final do rótulo, o que torna muitas vezes o consumo de vinho restrito a poucas pessoas.

Os principais fatores de precificação de um vinho são:

  • Tipos de uvas

Alguns vinhos trazem uma história muito forte e uma certa tradição em relação às uvas que são utilizadas, tais aspectos têm também ligação direta com o terroir da região. Isso pode tornar a produção mais seletiva e, consequentemente, mais cara.

  • Envelhecimento e Guarda

Sabemos que os vinhos são capazes de envelhecer, o que para alguns rótulos pode significar tornarem-se ainda melhores. No entanto, para isso é necessário que a química dos açúcares, ácidos e compostos fenólico sejam muito bem definidos, além do alto custo de uma barrica de carvalho, que pode custar acima de U$1.500 dólares por unidade.

Tudo é minuciosamente monitorado desde o plantio, cultivo, até o processo de vinificação e armazenamento, para que tudo saia perfeitamente como o enólogo deseja. Geralmente, a maioria dos vinhos mais antigos, são mais caros, porque o tempo de guarda pode variar de 3 meses à mais de 40 anos, encarecendo o produto.

  • Armazenamento

O armazenamento do vinho é bastante importante e depende de três fatores básicos para o sabor e a longa vida da bebida: luz, umidade e temperatura. Para a garantia da qualidade, todos esses pontos devem ser controlados e monitorados com muita atenção, o que encarece a produção.



  • Mercado Consumidor

Por fim, um fator determinante para o preço final dos vinhos é a resposta do mercado e as demandas trazidas pelos consumidores. Vinícolas com maior tradição e credibilidade acabam por colocar em seus preços também estes valores.


O preço dos vinhos no Brasil

Nós já sabemos que viver no Brasil é muito caro em relação a muitos outros países, não só na questão vinho, como em todas as outras.

Temos um governo que nada facilita a entrada de produtos importados. Obviamente, isso não seria diferente com os vinhos importados.

Estes itens encaram duras barreiras tributárias para conseguirem entrar em território nacional, desde as taxas aduaneiras, até a fiscalização da mercadoria.

O processo de produção de um vinho é longo e delicado, o que por si só já contribuiria para aumentar os custos da bebida.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre o preço dos vinhos aqui no Brasil? Me conta aqui nos comentários.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo