• Gabi Bigarelli

Por aí com Gabi: Vinícola Perez Cruz


Vocês sabem que quando o assunto é Chile, eu tenho muito para falar.

Esse lindo país sul-americano é reconhecidamente uma das maiores potências quando o assunto é a produção de vinhos.

E nós, brasileiros, amamos um bom vinho chinelo. Não é à toa que o Chile é líder nas importações da bebida feitas pelo Brasil.

Se você é apreciador de um bom vinho chileno, saiba que este artigo é para você!

Hoje vamos falar de uma vinícola familiar que une como poucas no mundo a força da tradição junto com a contemporaneidade e inovação: Vinã Perez Cruz!

Uma vinícola única, cheia de história e beleza.


Uma história feita aos pés dos Andes

A Viña Perez Cruz é um vinhedo familiar, especializado em vinhos tintos que refletem o caráter e a identidade da região do Alto Maipo, fica a apenas 45 km de Santiago.

Essa região, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes e nos limites da capital do país, é conhecida por abrigar produtoras de vinho muito interessantes.



A empresa é recente, considerada relativamente pequena no Chile, em relação as outras vinícolas.

Seu Reserva Cabernet Sauvignon foi o primeiro vinho foi engarrafado em 2002 e é responsável por 75% da produção da vinícola. Hoje, cerca de 720 mil litros são produzidos por ano.

Matías Perez, um dos irmãos proprietários da vinícola, em uma conversa que tivemos durante minha visita, disse que a qualidade do vinho é algo primordial para eles e que toda força da tradição familiar, unida a um vinho de extrema qualidade, está refletido nos detalhes da produção, inclusive nos rótulos, elegantes e sóbrios.

Assim que você chega na Vinã Perez Cruz é possível perceber o cuidado e dedicação em todos os detalhes. A arquitetura do local é incrível e toda a estrutura da vinícola foi projetada em forma de barril, pelo arquiteto chileno José Cruz Ovalle.


Terroir perfeito para os tintos

De solo profundo, pedregoso e pobre em nutrientes, clima mediterrâneo, com muita luminosidade e amplitude térmica: está formada a combinação ideal para os tintos de alta qualidade.

Os vinhos providos desse solo são extremamente elegantes, profundos e com taninos suaves e sedosos.

Germán Lyon, enólogo chefe da vinícola, destaca as variedades escolhidas para compor as plantações se comportam muito bem sobre os solos de pedra, característicos da região.

Dentre elas, cabernet sauvignon, syrah, carménère, mourvedre, entre outras.


Altos padrões de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente

A vinícola utiliza o processo gravitacional, com um design sustentável e capacidade para 3 milhões de litros!

Certificada nos padrões de qualidade e meio ambiente, a Perez Cruz vem participando ativamente de projetos que favorecem o desenvolvimento dos habitantes da região.

Germán Lyon destaca que a preocupação vai além dos aspectos ecológicos, mas de todo o impacto que a produção dos vinhos tem para a comunidade.

Dentro da propriedade, por exemplo, há áreas próprias para o cultivo, mas não são utilizadas por se tratarem de locais de preservação dos bosques nativos.


Conheça a Vinã Perez Cruz

Para quem ficou morrendo de vontade de conhecer essa vinícola tão cheia de história e personalidade, os tours guiados são uma experiência que vale muito a pena viver.

As visitas são organizadas em pequenas quantidades de pessoas, a fim de proporcionar uma experiência mais personalizada, e claro, dar mais atenção aos turistas.

Durante o tour, é possível passar por todas as etapas da elaboração do vinho, desde o vinhedo, até a produção.



Depois do passeio é possível realizar uma degustação diretamente das barricas, com o intuito de identificar a diferença dos vinhos que estagiam em carvalho francês e americano.

Seguido da próxima degustação dos visitantes, onde estão guardadas as barricas do seguinte processo de fermentação, chamada malolática, usada para reduzir a acidez do vinho.


A Vinã Perez Cruz concentra em sua propriedade todos os atributos que fazem do Chile um dos países mais respeitados quando o assunto é a produção de vinhos: qualidade, inovação respeito e amor às uvas.

Para Matías Perez, a essência da marca Perez Cruz, são os valores de sua família, empenho, dedicação, respeito e muito amor à terra chilena que lhes proporciona condições perfeitas para criar vinhos únicos.

A visita na Perez Cruz é imperdível e eu recomendo a todos que queiram conhecer grandes vinícolas!


Quer ver todos os detalhes sobre a minha passagem por Pérez Cruz?

Acesse o meu canal no Youtube, Por aí com Gabi e confira tudo!

Ahhh, não deixe de se inscrever, hein?!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo